FMI

Logotipo FMI
O FMI é uma organização presente em 184 países, trabalhando para fomentar a cooperação monetária global, garantindo a estabilidade financeira, facilitando o comércio internacional, promovendo o pleno emprego e o crescimento sutentável da economia juntamente com redução da pobreza.

História

O FMI (Fundo Monetário Internacional) ou IMF (Internacional Monetary Found) é uma das instituições financeiras mais importantes e influentes da economia mundial. O Fundo Monetário Internacional foi criado em 1944, na Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas celebrada em Bretton Woods, EUA.

Nessa reunião foram discutidas questões que permitissem evitar os erros que levaram à Grande Depressão de 1929 e foram lançadas as bases que dariam origem ao FMI.

Alguns dos erros que deram origem à grave crise observada no inicio da década de 30 foram a desvalorização abrupta das moedas a fim de tornar as economias mais competitivas e a interferência nas taxas de câmbio. Estas medidas foram desastrosas e como consequência o comércio teve uma quebra enorme e a qualidade de vida das populações em alguns países diminuiu.

Foi, portanto, necessário criar uma instituição que permitisse evitar esse tipo de situações novamente, uma instituição encarregada de supervisionar o sistema monetário internacional, o sistema de taxas de câmbio e os pagamentos internacionais que permitem aos países trocar bens entre si. A nova entidade global deveria de garantir a estabilidade da taxa de câmbio e incentivar os seus países membros a eliminar restrições que dificultassem as trocas internacionais.

Actualmente, o FMI para além de manter os objectivos supra referidos também ajuda países que se encontram em risco de bancarrota como a Argentina no fim da década de 90 e mais recentemente Portugal, Grécia e Irlanda.

O FMI conta hoje em dia com mais de 187 países membros, é liderado pela francesa Christine Lagarde e está sediado na capital dos Estados Unidos, Washington DC.

(bibliografia: http://economiaeafins.blogs.sapo.pt/5078.html)

Site

www.imf.org

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s